Projeto adaptação escolar educação infantil

Conheça o projeto adaptação escolar educação infantil para os jovens alunos, veja como os pais pode ajudar no primeiro dia de aula e como os professores devem agir para melhorar seu desempenho nesse dia.


1. Qual é a idade certa para o aluno entrar na escola?

Por volta de 3 anos de idade, pelo fato das crianças nessa idade se sentirem mais estimuladas com a presença de mais crianças para brincar. Os médicos recomendam que a criança só venha a se envolver com o ambiente de varias crianças entre os 2 anos pois é onde atinge uma boa defesa imunológica que fica menos vulnerável para as infecções.

2. Como prepará-lo para o primeiro dia de aula?

Muito importante é explicar tudo para o jovem aluno, diga o dia que ele irá a escola, e que depois você irá busca-lo, não esqueça de dizer que ele fara novos amiguinhos, da professora, do que acontece na escola.

3. O papel da família na adaptação:

Escolha a escola depois conheça as regras, frequente as reuniões escolares! Jamais crie falsas expectativas do seu filho, mostre pra ele que já esta crescendo e por isso ficará sozinho depois de alguns dias, não esqueça de explicar por que ele tem que ir a escola.

4. Qual é o papel da escola na adaptação do aluno?

O professor é a representação da escola, ele tem que ser como se diz no popular um psicologo porque tem que entender os anseios da família e das crianças, depois tem que mostrar a instalação da escola, apresentar o aluno para os futuros coleguinhas. prestar atenção nos alunos individualmente em todo o período da adaptação.

5. Por quanto tempo o pai ou a mãe devem ficar na escola com seu filho?

O tempo mínimo é de 1 ou 2 dias e o máximo é de 10 dias são mais que o suficiente para a adaptação. E caso seu filho ainda sim não se adapte o melhor a fazer é buscar a orientação da direção escolar. Lembre-se de nunca ir embora sem antes se despedir dos seus filhos para que ele não fique inseguro na escola.


6. Como lidar com o choro dos jovens alunos?

Na maioria das vezes é um choro do tipo manipulador por que ao contrario do que muitos pensam as crianças são mais expertas do que parece, pois elas conhecem o fraco dos pais e utilizam disso para que eles não as deixe, porem assim que a família vai embora a maioria das crianças para de chorar e começa a brincar com outras crianças.

7. Como se deve fazer a adaptação de uma criança que veio de outra escola?

O ideal é fazer um turismo com a criança pela escola explicando onde fica o banheiro, a cozinha e sua sala de aula, para que o jovem aluno possa se sentir mais seguro e confiante, seja o mais transparente possível assim ele poderá se adaptar melhor.


Planos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil

Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil

Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...