Atividades de geometria plana e espacial

Conheça os exercícios geométricos sobre atividades de geometria plana e espacial, são imagens prontas para imprimir e aplicar aos alunos em sala de aula.

Você sabia?
Que a geometria plana estuda as figuras geométricas e suas correlações em duas dimensões (Largura e comprimento) como nos desenhos em qualquer papel. A Geometria espacial utiliza as 3 dimensões, altura, largura e comprimento.

Atividades de geometria espacial

Atividades de geometria plana e espacial
Atividades geometria espacial 01

Continuação da atividade geometria espacial 02

Atividades geometria espacial Com gabarito

1) Uma indústria fabrica brindes promocionais em forma de pirâmide. A pirâmide é obtida a partir de quatro cortes em um sólido que tem a forma de um cubo. No esquema, estão indicados o sólido original (cubo) e a pirâmide obtida a partir dele.


Os pontos A, B, C, D e O do cubo e da pirâmide são os mesmos. O ponto O é central na face superior do cubo. Os quatro cortes saem de O em direção às arestas AD, BC, AB e CD nessa ordem. Após os cortes, são descartados quatro sólidos.



Os formatos dos sólidos descartados são

A) todos iguais

B) todos diferentes

C) três iguais e um diferente

D) apenas dois iguais

E) iguais dois a dois

2) A figura seguinte mostra um modelo de sombrinha muito usado em países orientais.



Esta figura é uma representação de uma superfície de revolução chamada de

A) pirâmide

B) semiesfera

C) cilindro

D) tronco de cone

E) cone

3) A figura seguinte representa um salão de um clube onde estão destacados os pontos A e B.


Nesse salão, o ponto em que chega o sinal da TV a cabo fica situado em A. Afim de instalar um telão para a transmissão dos jogos de futebol da Copa do Mundo, esse sinal deverá ser levado até o ponto B por meio de um cabeamento que seguirá na parte interna da parede e do teto.

O menor comprimento que esse cabo deverá ter para ligar os pontos A e B poderá ser obtido por meio da seguinte representação no plano:


A)

B)

C)

D)

E)


Gabarito:

1) E
2) E
3) E

Atividades de geometria plana com gabarito

1) O losango representado na Figura 1 foi formado pela união dos centros das quatro circunferências tangentes, de raios de mesma medida.

Figura 1
Dobrando-se o raio de duas das circunferências centradas em vértices opostos do losango e ainda mantendo- -se a configuração das tangências, obtém-se uma situação conforme ilustrada pela Figura 2.

Figura 2

O perímetro do losango da Figura 2, quando comparado ao perímetro do losango da Figura 1, teve um aumento de:

A) 300%

B) 200%

C) 150%

D) 100%

E) 50%

2) A figura abaixo representa um triângulo ABC, com AB=5, BE=y, EC=4, CF=x e AF=6−x. O ponto D é incentro do triângulo ABC.

Então o x+y=

A) 19930

B) 766111

C) 4

D) 5113

E) 132

3) Para determinar a distância de um barco até a praia, um navegante utilizou o seguinte procedimento: a partir de um ponto A, mediu o ângulo visual α fazendo mira em um ponto fixo P da praia. Mantendo o barco no mesmo sentido, ele seguiu até um ponto B de modo que fosse possível ver o mesmo ponto P da praia, no entanto sob um ângulo visual . A figura ilustra essa situação:

Trajetória do barco
Suponha que o navegante tenha medido o ângulo α=30º e, ao chegar ao ponto B, verificou que o barco havia percorrido a distância AB=2000 m. Com base nesses dados e mantendo a mesma trajetória, a menor distância do barco até o ponto fixo P será

A) 1000 m.

B) 10003√ m.

C) 20003√3 m.

D) 2000 m.

E) 20003√ m.

4) O polígono que dá forma a essa calçada é invariante por rotações, em torno de seu centro, de:



A) 45°.

B) 60°.

C) 90°.

D) 120°.

E) 180°.


Gabarito:

1) E
2) B
3) B
4) D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...